چکیده :
ترجمه ماشینی :
ما قصد داریم فلسفه اسپینوزا، به ویژه، اخلاق او را از یک عملیات تضادی بسیار خاص بین، از یک سو، دیدگاه متعالی (یا الهیات عقلانی) و از سوی دیگر، میل به رستگاری دنیوی درک کنیم.
; بین پروژه اسپینوزا از فلسفه ایمان گرایانه و جهانی در معرض قدرت الهیاتی-سیاسی.
و بین متن الهیات و روش نگارش فلسفه اسپینوزا.
چنین عملیاتی هسته کار ما را تشکیل می دهد، که در آن هدف ما درک پیوند علّی در عبور یک طبیعت مطلقاً نامتناهی deus sive natura به ما، حالت های متناهی همین ماهیت است، تا به درکی برسیم که می تواند ما را تضمین نکند.
فقط هستی، اما در این بینهایت مشارکت فعال داشته باش.
ما نه تنها سعی خواهیم کرد در این زمینه متعارض قدم برداریم، بلکه پیشنهاد خواهیم کرد که با رویه ای با آن برخورد کنیم که به خودی خود بر تعارض ها تأکید می کند، زیرا هدف ما پاسخگویی به سؤالات خود در مورد فلسفه وجود خداوند است.
بینهایت تا متناهی از تقریب بین آثار اسپینوزا و جهان هنری پیچیده ادبیات، هنرهای تجسمی و موسیقی از قرن هفدهم باروک.
علاوه بر این، ما سعی میکنیم این فرضیه را نشان دهیم که تکینگی اخلاق بهعنوان یک متن، که با شکل متنی فلسفی بیسابقهای بیان میشود، یک موضوع مفهومی بسیار پیچیده را ایجاد میکند که با خود ایده مطلقاً نامتناهی ادغام میشود.
زیرا اگر سنتز قرن هفدهمی هندسه غیرقابلتقسیمها ایده جدیدی از بینهایت به ما ارائه دهد (همانطور که به طور مفصل بحث خواهیم کرد) و اگر ترتیب هندسی نمایش اخلاق نتیجه همین ترکیب باشد، کتاب باید لزوماً، در حال حاضر، این ایده از بی نهایت را در فراوانی متنی خود بیاورد.
pretendemos entender a filosofia de espinosa, em especial, a sua ética ordine geometrico demonstrata, a partir de uma operação conflituosa bem específica entre, por um lado, a perspectiva do transcendente (ou a teologia racional) e, por outro, um desejo de salvação mundana; entre o projeto da filosofia imanentista de espinosa e um mundo submetido ao poder teológico-político; e entre o texto teológico e o método da escrita da filosofia de espinosa.
tais operações estruturam o cerne de nosso trabalho, no qual visamos entender o nexo causal na passagem de um deus sive natura absolutamente infinito para nós, os modos finitos desta mesma natureza, de maneira a chegarmos a um entendimento que possa nos garantir não apenas ser, mas tomar parte ativamente neste absolutamente infinito.
não só procuraremos caminhar neste solo conflituoso, mas ainda proporemos tratá-lo com um procedimento que em si enfatiza conflitos, pois visamos responder às nossas questões acerca da filosofia da imanência, de deus, da passagem do infinito ao finito a partir de uma aproximação entre a obra de espinosa e o complexo universo artístico da literatura, das artes plásticas e da música do século xvii barroco.
além disto, procuramos demonstrar a hipótese de que a singularidade da ética enquanto texto, expressa por uma forma textual filosófica sem precedentes, produz uma questão conceitual extremamente complexa que se funde à própria idéia do absolutamente infinito.
pois se a síntese da geometria dos indivisíveis, do século xvii, fornece-nos uma nova idéia de infinito (como amplamente discutiremos) e se a ordem geométrica da demonstração da ética é fruto desta mesma síntese, então o livro deve necessariamente trazer, já, em sua fartura textual esta idéia de infinito.